Curso de capacitação grátis para jovens da Zona Oeste

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, a Sapoti Projetos Culturais e a Firjan SENAI SESI estão com inscrições abertas para o projeto Oficina Maker – curso de tecnologia e inovação para jovens de periferia 100% gratuito.  O curso é baseado na metodologia maker, onde se aprende fazendo e prevê a capacitação de 20 jovens de 14 a 20 anos, estudantes da rede municipal de ensino nas Zonas Norte e Oeste, por meio do fabLab da FIRJAN SENAI SESI, em Benfica. Os selecionados receberão ajuda de custo para participar de 17 encontros e receberão uma bolsa auxílio no valor de R$255,00, para alimentação e transporte. As inscrições poderão ser feitas, até o dia 28 de fevereiro, através do e-mail:  [email protected].

Alguns países ao redor do mundo já possuem programas de aprendizagem baseado na metodologia maker, mas no Brasil essa inovação ainda está restrita às escolas da rede privada.  A origem do movimento maker surge nos Estados Unidos, do conceito DIY, em inglês, “do it yourself”, “faça você mesmo”. A ideia de que nós mesmos podemos fazer a manutenção e os melhoramentos da nossa casa se expandiu e ganhou força. Dela, surgiu um movimento que convida os makers a colocarem a “mão na massa” para criar, construir, consertar, modificar e fabricar produtos para solucionar problemas. Os estudantes mudaram com as novas tecnologias. As escolas estão lidando com um novo perfil de estudante, muito mais conectado e capaz de obter informações com a rapidez de um clique. É necessário que os jovens brasileiros adquiram competência em tecnologia e inovação para se prepararem para as mudanças no mundo do trabalho. As vantagens da educação maker são o protagonismo do estudante; engajamento constante; conhecimento aplicável ao cotidiano; experiência técnica para lidar com novas tecnologias; rotina de estímulos à liderança, proatividade e pensamento crítico, fundamentais ao mundo do trabalho; a prática é tão presente quanto a teoria.

A ideia do projeto é divulgar essa metodologia entre estudantes de escolas públicas e na periferia como forma de empoderar os estudantes e democratizar o acesso à informação. Os candidatos devem se inscrever online, seguindo as orientações do edital (https://drive.google.com/file/d/1KB1Ettmm85BShgXTPB_ch9QeYHMtCm03/view). O Certificado da Firjan será emitido aos participantes com 75% de aproveitamento. A ação é parte da retomada gradual das atividades culturais do Rio de Janeiro durante a pandemia e da repercussão dos debates sobre inovação e tecnologia nas escolas públicas e privadas pelo Brasil.

A realização do projeto Oficina Maker é da Sapoti Projetos Culturais em parceria com a Firjan SENAI SESI e o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e TechnipFMC, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de fevereiro, através do e-mail:  [email protected].