- Por Arnaldo Menezes: Meus dias de criança
- Diogo Borba não explicou a paralização do Mergulhão de Campo Grande
- Concluída a perfuração da primeira galeria do túnel de Campo Grande
- Grupo Artístico participa da celebração dos 12 anos do Terreiro de Crioulo em Realengo
- Mestre Brício Assume a Bateria da Swing da Coruja
Conheça o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas
O que é o Fórum Permanente?
O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FP), presidido e coordenado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR), é uma das três instâncias estabelecidas pela Lei Complementar nº 123/06 (artigo 2º, inciso II) para gerir o tratamento diferenciado e favorecido a esse segmento, previsto nos artigos 170 e 179 da Constituição Federal. Seu objetivo é divulgar e promover o fortalecimento das micro e pequenas empresas brasileiras.
Como espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo federal e as entidades de apoio e representação nacional, o Fórum Permanente é responsável por tratar dos aspectos não tributários da LC nº 123/06, excetuando-se a competência legal do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM), também vinculado à SMPE/PR.
Nesse contexto e com base na Lei nº 12.792, de 28/03/13, criou-se o esperado novo órgão do governo federal: a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR).
De acordo com referida Lei e o Decreto nº 8001/13, a nova Secretaria fica responsável pelo Fórum Permanente e pelo “Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM)”.
Atribuições do Fórum Permanente
O Fórum Permanente, sob a presidência e coordenação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, tem como atribuição promover discussões com o objetivo de encaminhar à SMPE/PR propostas que visam garantir o tratamento favorecido e diferenciado a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte, especialmente quanto:
?à criação e alteração de leis, regulamentos, procedimentos, sistemas de informação, portais e canais de comunicação da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
?aos ajustes e aperfeiçoamentos de ações e projetos, governamentais e não governamentais, para harmonizar e potencializar resultados;
?à articulação e à integração entre instituições, órgãos do Governo federal e entidades de apoio e representação nacional que atuem diretamente no segmento das microempresas e empresas de pequeno porte; e
?à implantação e ao desenvolvimento de fóruns regionais das microempresas e empresas de pequeno porte nas unidades da federação e a sua integração com o Fórum Permanente.
A Secretaria Técnica do Fórum Permanente é exercida pela Secretaria de Competitividade e Gestão da SMPE/PR, que coordena as atividades técnico-operacionais desse importante espaço de debates e propostas de ações que efetivamente melhoram o ambiente de trabalho das micro e pequenas empresas.
Componentes do Fórum Permanente
Integram essa instância instituições e órgãos governamentais federais, fóruns estaduais das microempresas e empresas de pequeno porte e entidades de apoio e de representação nacional do segmento.
Legislação do Fórum Permanente
A Lei Complementar nº 123 (de 14/12/06): “Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte”, estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – altera dispositivos das Leis nºs 8.212 e 8.213 (ambas de 24/07/91), da CLT (aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 01/05/43), da Lei nº 10.189 (de 14/02/01), da LC nº 63 (de 11/01/90); e revoga as Leis nºs 9.317 (de 05/12/96) e 9.841 (05/10/99)”.
Em 07/08/14, a Presidenta da República sancionou a Lei Complementar nº 147, que altera a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e promove a revisão na Lei do Simples Nacional, cujo texto aumenta o leque de profissões beneficiadas com simplificação de impostos, reduz a burocracia na criação e fechamento de empresas e corrige distorções tarifárias que penalizavam as MPE.
A Presidência da República publicou o Decreto nº 8.364, de 17/11/14. De acordo com a nova legislação, serão convidados a integrar o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte as instituições e os órgãos governamentais federais; os fóruns regionais das microempresas e empresas de pequeno porte nas unidades da federação; e as entidades de apoio e de representação nacional do segmento.
O novo Regimento Interno do Fórum Permanente, proposto por seu presidente, será submetido à consulta aos novos componentes antes de sua publicação.
Secretaria Técnica do Fórum Permanente
A Secretaria Técnica do Fórum Permanente é exercida pelo Secretário de Competitividade e Gestão da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. Como órgão de assessoramento direto ao Presidente do Fórum Permanente, é responsável por prestar apoio técnico e administrativo nos termos de sua legislação.
Contatos
Para entrar em contato com a Secretaria Técnica, encaminhe um e-mail para [email protected]ou fale diretamente com um membro da equipe:
Carlos Leony Fonseca da Cunha
Secretário Técnico do Fórum Permanente
Secretário de Competitividade e Gestão da SMPE/PR
Telefone: (61) 3411-8351
Silmara Aldrighi
Coordenadora do Fórum Permanente
Gerente de Projeto da SMPE/PR
Analista de Comércio Exterior
Telefone: (61) 3411-3642
Danielle Almeida Faria
Coordenadora Substituta do Fórum Permanente
Agente Administrativo da SMPE/PR
Telefone: (61) 3411-8356
ASSESSORIA:
Ana Gabriela: (61) 3411-8392 – [email protected]
André Reis: (61) 3411-3636 – [email protected]
Márcia Ferretto: (61) 3411-3641 – [email protected]
{loadposition folhadaterra-posicao10}
{jcomments on}