- Assaí promove campanha de Natal “Alimento a Gente Compartilha” em Campo Grande, Bangu e Santa Cruz
- Procon Carioca leva atendimento a Bangu e Paciência
- Homem é preso danificando estação do BRT em Santa Cruz
- Assaí abre 2ª Loja no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro
- Prefeitura inicia neste sábado Operação Verão na Prainha e em Grumari, na Zona Oeste
Por Luciano Mendonça: Cachoeira do Barata: um lugar para contemplar a natureza
O Parque Estadual da Pedra Branca é a maior floresta urbana do mundo! Esta belíssima Unidade de conservação atravessa grande parte da Zona Oeste, como Barra de Guaratiba, Campo Grande e Bangu, mas é em Realengo que podemos encontrar uma das Subsedes do parque: o Núcleo Piraquara, onde encontramos, entre várias outras atrações, as quedas do Rio Piraquara, apelidadas de Cachoeira do Barata.
O local é a escolha de muitos moradores da região para a prática de exercícios, passeios em família e, nos dias de calor, se refrescar nas quedas do Rio Piraquara. A área se mostra muito bem conservada, com uma Unidade de Policiamento Ambiental e Guarda Parques do Inea. A flora, muito preservada, é uma atração à parte com uma grande quantidade de espécimes da Mata Atlântica, que dão um clima extremamente agradável ao parque.
Uma das muitas opções de lazer é caminhar sobre o Aqueduto do Barata. É um trecho de 350 metros de extensão, com uma visão fascinante de Realengo. Além de se respirar ar puro, também existe estrutura para a prática de rapel! Esse aqueduto, da década de 60, é responsável por parte do abastecimento do Rio de Janeiro. Apesar de bem alto, o local tem sinalização de segurança e os Guarda Parques estão sempre orientando sob a atenção! Ainda assim, é muito importante redobrar os cuidados com as crianças!
Como não poderia deixar de ser, a principal atração do local são as quedas do Rio Piquara que nasce ali e formam três lindas piscinas naturais ! A água é limpinha e gelada! Para os dias de calor, é uma opção muito bem vinda! A queda da parte mais baixa do parque é bem fácil de ser acessada e tem água bem rasas. O parque ainda tem outras quedas, com poços mais fundos e acesso mais difícil. Chegar a nascente não é um tarefa das mais fáceis pois a trilha é bem acidentada. Para aqueles que tem um espírito mais aventureiro, é um boa opção!
Na parte baixa do parque o visitante ainda tem a disposição aparelhos de ginastica ao ar livre e muitos brinquedos para as crianças! E é claro: o parque tem várias mesinhas para fazer aquele delicioso picnic.
E quando parece que as opções de lazer se esgotaram, é na parte baixo do Núcleo, que se incia a trilha para a Pedra do osso e para a Pedra do Jesus vem! Como o o nome indica, a Pedra do osso, tem o formato que lembra um osso de galinha. Já a Pedra do Jesus vem, tem esse apelido, porque ostenta essa inscrição profética!
Chegar ao Núcleo da Piraquara é facílimo, basta pegar uma condução que e descer no final da Rua do Governo, em Realengo. Ali passam as linhas 801, 794, 741 e 743. O Parque está aberto ao público de terça a domingo, de 8h às 17h.
Então, basta se equipar, levar seu lanchinho, muita água e aproveitar seu dia de lazer, gastando bem pouquinho!