No seu dia Mãe luta contra a covid-19 em Campo Grande, por sua própria vida e do filho recém-nascido

Vanessa Ramos, 25 anos, tinha muitos planos para as próximas semanas, em que viveria a ansiedade de preparar os últimos detalhes para a chegada do primeiro filho, Enzo. O parto era previsto para daqui a aproximadamente um mês. Tudo certo e planejado. Até o início dos sintomas respiratórios. Na 34ª semana de gestação, um furacão chamado covid-19 reescreveu a história da jovem mãe, que precisou lutar pela própria vida e pela do bebê. Neste domingo, Vanessa vai comemorar seu primeiro Dia das Mães, não ainda com o filho recém-nascido nos braços, mas com a certeza de quem está vencendo o coronavírus.

Por causa do comprometimento respiratório e do quadro bastante delicado, Vanessa precisou passar por uma cesariana de emergência na maternidade do Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande. A cirurgia aconteceu na última segunda-feira, 4 de maio, e Enzo nasceu com 2,220 kg e 43cm de comprimento. Vanessa só pôde ver o filho de longe. Prematuro, o bebê foi levado para a UTI Neonatal e ela, para a enfermaria da maternidade dedicada aos casos suspeitos de covid-19. Separados por um andar, mãe e filho recebem o atendimento necessário para a recuperação.

Reencontro virtual
Na quinta-feira, três dias depois do parto e de ver o pequeno Enzo pela primeira e única vez, Vanessa teve um reencontro virtual com o filho. De dentro da UTI Neonatal, a equipe assistencial transmitiu um vídeo por WhatsApp para a mãe, que pôde rever, agora com mais calma, o rostinho do bebê, que segue em incubadora e com suporte respiratório, necessário devido à prematuridade. Ao ver o rosto do filho, Vanessa se emocionou, enchendo de amor o leito de isolamento em que se encontra internada.

– Foi incrível! Ele é muito mais do que imaginei. Estou sem palavras, em um momento de tantas incertezas, poder ver o meu filho me trouxe alegria – disse ela.
O vídeo foi bem curtinho, mas suficiente para Vanessa começar a refazer seus planos, agora de poder sair do hospital e pegar o filho no colo. Mãe e filho não têm previsão de alta e o Dia das Mães ainda será na maternidade do Hospital Rocha Faria, sob os cuidados da equipe de saúde. Mas eles estão se recuperando e, em breve, poderão seguir com suas vidas e a certeza de terem vencido o turbilhão da pandemia.

Postado em _Slider, Saúde