Secretário banguense

Renato Moura participa do lançamento do Sistema de Inspeção Municipal e prevê novas oportunidades para agricultores familiares da Zona Oeste


O secretário banguense Renato Moura participou, ao lado do prefeito Marcelo Crivella, do lançamento do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), na manhã de hoje, 01/08, no Palácio da Cidade.  

O SIM é um programa inovador na cidade que vai permitir maior controle e melhor fiscalização de produtos de origem animal e vegetal, aumentando a segurança para a saúde do consumidor. A iniciativa, regulamentada por decreto, institui a inspeção agropecuária no município, com a criação do Registro de Estabelecimento de Produção Agropecuária (Repa).


Além de benefícios à saúde pública, o projeto auxiliará a agroindústria familiar e pequenos produtores de queijos, hambúrgueres e linguiças artesanais, entre outros empreendedores. Com frequência, eles ficam impedidos de se regularizar por falta de autorização sanitária. Com o SIM, poderão, ainda este ano, se formalizar no próprio município, o que vai alavancar o crescimento de muitos negócios na cidade.

Outro segmento contemplado é o de comércio de autosserviço, como supermercados, restaurantes, açougues e laticínios. Com o SIM, esses estabelecimentos poderão vender artigos de fabricação própria, além de fracionar e preparar, em um ambiente controlado e adequado às normas sanitárias, produtos como carne moída, espetinhos, bifes rolê e à milanesa.

Como gestor da SMDEI, que gere o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas e o Programa Polos do Rio, que gerencia os Polos Gastronômicos da cidade, Renato Moura ressaltou a importância do SIM para fortalecer a iniciativa de pequenos produtores e produtores artesanais. 

“O SIM permitirá a um produtor vender sua produção para o comércio e para os habituais fregueses sem maiores problemas. Esses profissionais ganharão mais possibilidade de operação, produção e comercialização, o que irá proporcionar um incremento na economia e no orçamento de todos “, disse ele.  

Postado em _Destaque, Economia