Vapt! Vupt!

Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2025.
Golfinhos da Barra de Guaratiba
Um grupo de pessoas ligado a Uerj Zona Oeste lembrou do Dia do Golfinho – 12 de setembro – e citou um dos seus habitats naturais, a Baía de Sepetiba. No entanto, a Uerj tem um Observatório da Baía de Sepetiba, entre outros organismos existentes em diversas esferas públicas, que não fazem nada de efetivo para impedir a agressão dessa e de outras Baías.
Certamente o grupo não nadou entre os golfinhos que vinham à Praia da Barra de Guaratiba.
O Observatório da Baía de Sepetiba, organismo da Uerj, entre outros, parece ser um projeto de extensão sem causa…
A carroça na frente do burro
O vereador Dr. Gilberto aprovou na Câmara dos vereadores o batismo do Mergulhão de Campo Grande com o nome do Compositor Adelino Moreira.
Poderia ter proposto a duplicação de pelo menos uma das estradas ao invés de construir um Mergulhão que ainda não disse a que veio.
Moral da história: “a sobremesa veio antes da refeição”.
Justa Homenagem
O vereador Zico aprovou nos anais da Câmara o batismo da Rua F, em Padre Miguel, com o nome de Rui Rainho, empresário membro do Rotary Clube Bangu e ex-presidente da Associação Empresarial da Região Bangu.
A escolta do prefeito
Fazem parte do Sistema de Segurança Municipal o Gabinete do Prefeito, a Casa Civil, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), a Guarda Municipal, a Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal – e a Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio à Segurança Pública (CIVITAS).
Para a população nada disso funciona, a desordem impera na cidade onde indústrias e comércios de fachada ocupam as ruas e calçadas e negociam seus produtos falsificados ou roubados.
Praças viram Polo Gastronômico
No início a proposta era desenvolver o comércio dos sub-bairros. Hoje, é ferramenta de campanha publicitária do Eduardo Paes que transforma as praças em points de consumo de bebidas alcoólicas disfarçados de gastronomia.
Quem perde são as lanchonetes e restaurantes oficiais que deixam de faturar, embora deem emprego, capacitação e oriente uma profissão.
Caso de Polícia
A Rio + Saneamento não responde a Vereadora Gigi Castilho sobre a falta d’água na Barra de Guaratiba. Vários ofícios enviados foram ignorados.
A solução é denunciar o contrato de concessão pública e aplicar as penas cabíveis. A outra opção é fazer política e enganar a população da Barra de Guaratiba.
Vamos acompanhar e ver qual caminho seguiu a vereadora.
Por: Jessé Cardoso

