Uezo mostra as fontes de financiamento para pesquisas

Professores e alunos que querem desenvolver atividades de pesquisa no Rio de Janeiro podem contar com o apoio de diferentes agências de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação. Periodicamente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (Faperj), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a FiNEP – Financiadora de Estudos e Projetos abrem editais para financiamento de trabalhos de investigação científica ou para concessão de bolsas de aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação.

Os estudantes interessados devem ser orientados por um docente, que será o responsável pelo acompanhamento da pesquisa e responderá pelo projeto junto à agência financiadora. Por isso, o primeiro passo é conversar com o professor. Por outro lado, os docentes que já coordenam atividades de pesquisas podem também selecionar alunos para ingressarem em seus grupos de trabalho.

Para participar das seleções é preciso estar atento ao lançamento dos editais e aos parâmetros estipulados em cada chamada, como, por exemplo, o tema da pesquisa e a finalidade. Atualmente, 19 editais estão abertos na Capes; na Faperj, nove processos seletivos estão em andamento; a FiNEP está com seis chamadas públicas abertas e no CNPq, ao todo onze chamadas estão recebendo inscrições. Os editais contemplam diversas áreas do ensino e da pesquisa. Existem também certames para o financiamento de publicações e para o desenvolvimento de produtos.

O Reitor da UEZO, Alex da Silva Sirqueira, incentiva os professores da Fundação a solicitarem apoio para o desenvolvimento de suas pesquisas.

– A UEZO tem um potencial muito grande de participar desses editais, porque é uma instituição jovem, com jovens pesquisadores, que estão ávidos por demonstrarem sua capacidade cientifica e a sua inserção na comunidade científica internacional, afirma o Reitor.

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

 

Postado em Ciência & Tecnologia