Sindicato Rural realizou o Café com o Produtor

Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, 21 de julho de 2025
O Sindicato Rural do Município do Rio de Janeiro, realizou mais um Café com o Produtor na manhã desta sexta-feira (18.07). O evento aconteceu em sua sede, na Estrada do Monteiro, 643, em Campo Grande. Participaram do evento, além dos produtores rurais, a Agerio – Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Campo Grande-RJ, a Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro e a Gerência de Agricultura da Subsecretaria de Agricultura do Município do Rio de Janeiro,

O presidente Cláudio Baratta abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos, destacando as principais demandas dos produtores rurais e incentivando-os a se aproximarem do sindicato para, juntos, consolidarem a produção rural do município.

Bruno Eudes, palestrante do Dia representando a Agerio, apresentou aos produtores rurais as linhas de crédito disponíveis, em particular a que cobra juros de 3% ao ano, tem carência de 6 meses e 2 anos de prazo, limitada ao valor de R$ 21 mil. Os interessados poderão procurar Marcelo, representante comercial da Agerio em Campo Grande, situado na Estrada do Monteiro, 528, sala 204.

Paulo Pereira, produtor rural de Guaratiba, gerente da Subsecretaria de Agricultura do Município, aproveitou para apresentar a recém criada subsecretaria, dizer que está cadastrando os produtores rurais do município e registrando suas principais demandas, como a inscrição no CAF – Cadastro do Agricultor Familiar e a discussão da forma de tributação do setor, entre outras ações para conhecer e reorganizar o setor.

Representando a Emater, o engenheiro Márcio também mostrou as oportunidades de financiamento do setor que a empresa oferece, com destaque para os Programas Florescer e Energia Limpa – Solar -.

Marcos Baratta, coordenador do IBGE em Campo Grande, na Rua Amaral Costa, ligou às políticas públicas apresentadas hoje aos produtores rurais, às pesquisas feitas pelo IBGE, lembrando que a pesquisa sobre o setor será atualizada em breve e há a necessidade dos produtores rurais receberem bem os pesquisadores.
Por Jessé Cardoso