Por Antonio Turner: “Setembro Dourado: a conscientização sobre o câncer infantojuvenil salva vidas”

Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2025.

No Brasil, essa é a principal causa de morte em crianças e adolescentes, por isso é importante ficar atento aos sintomas e buscar tratamento imediato

É tempo de Setembro Dourado, mês dedicado a aumentar a conscientização sobre o câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce. O laço dourado, símbolo mundial da campanha, representa a união de todos nessa jornada.

O câncer nessa fase da vida tem características próprias, diferentes do câncer em adultos. No Brasil, essa é a principal causa de morte por doença na faixa etária de 1 a 19 anos, com uma estimativa de 8.460 novos casos em 2020. Por isso, a informação e o diagnóstico rápido são essenciais.

“Diferentemente dos adultos, o câncer em crianças costuma afetar o sangue e os tecidos de sustentação. Os tipos mais frequentes são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas. É importante notar que, ao contrário do câncer em adultos, a maioria dos casos em crianças não está ligada a fatores de risco ambientais ou de estilo de vida. A prevenção, portanto, se concentra em hábitos saudáveis que, embora não evitem o câncer pediátrico, podem prevenir o câncer na vida adulta. O aleitamento materno, seguir uma dieta equilibrada, a prática de exercícios físicos e acompanhamento médico regular contribuem para a saúde geral da criança”.

Pais, mães e responsáveis devem ficar atentos sobre os sinais de que algo pode estar errado com a saúde dos pequenos.

“Muitos sintomas do câncer em crianças são inespecíficos, o que torna o papel do pediatra fundamental. Esse médico é quem fará o encaminhamento correto para um centro de tratamento especializado. É preciso que as mães e pais fiquem atentos a alguns sinais como febre prolongada sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, aumento de gânglios, dores de cabeça persistentes, perda de peso ou palidez. Ao perceber qualquer um desses sinais, é preciso que se procure imediatamente o pediatra. O diagnóstico precoce é a chave para o sucesso do tratamento”.

O tratamento do câncer infantojuvenil é multidisciplinar, envolvendo quimioterapia, radioterapia, cirurgia, imunoterapia e, em alguns casos, transplante de medula óssea. Graças aos avanços da medicina, as chances de sobrevida para crianças e adolescentes com câncer têm aumentado.

Um estudo do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde mostrou que a sobrevida estimada no Brasil é de 64%. No entanto, esse índice varia bastante entre as regiões do país, sendo mais alto nas regiões Sul (75%) e Sudeste (70%). Essa diferença aponta para a necessidade urgente de reduzir as desigualdades no acesso ao diagnóstico e ao tratamento em todo o país.

A campanha do Setembro Dourado é um lembrete de que, juntos, podemos lutar por um futuro mais saudável e com mais esperança para nossas crianças.

Antonio Carlos Turner

Médico pediatra e Coordenador da Rede de Clínicas Total Kids unidades Bonsucesso – Olaria – ParkShopping Campo Grande – ParkShopping Jacarepaguá.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER É DE GRAÇA

FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA ZONA OESTE É DE GRAÇA !

Não fazemos spam!
Todos seus dados serão preservados.

Compartilhar: