Plantar recebeu o Subsecretário Municipal de Agricultura

Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, 20 de maio de 2025
O presidente da Plantar – Cooperativa de Agricultores e Empreendedores Rurais em Campo Grande-, Adnei Rodrigues, recebeu Paulo César Vieira, Subsecretário Municipal de Agricultura. O encontro aconteceu na última quinta-feira (15.05), no Mendanha, no Sítio do Produtor Rural André Cabral.

Demandas do setor
Na oportunidade, o presidente da Plantar apresentou as principais demandas do setor. Limpeza e dragagem dos rios; valores dos produtos comprados dentro do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar; reconhecimento e definição das áreas agricultáveis pela Lei Orgânica do Município; criação do Mercado Municipal da Zona Oeste; flexibilização das normas do Ivisa – Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária – para as agroindústrias de origem animal; oferta de serviços de responsabilidade técnica para as agroindústrias pela Subsecretaria, e chamada pública para a sociedade civil organizada se candidatar a membro do Conselho de Desenvolvimento Rural do Município do Rio de Janeiro.
O subsecretário Paulo Vieira ouviu as demandas e prometeu empenho na tentativa de atender, sem se comprometer com soluções e prazos.
Prioridades
Uma das demandas apresentadas, busca ajustar o preço praticado pela prefeitura ao preço praticado pelo Governo do Estado nas compras dentro do PNAE; outra, cobra a retomada da implantação do projeto de construção do Mercado do Produtor Rural, em Guaratiba, paralisada há quase um ano por motivos políticos. Uma terceira demanda busca priorizar a regularização fundiária de áreas agricultáveis e impedir a cobrança de IPTU em detrimento do ITR- Imposto Territorial Rural.
A recém criada Subsecretaria de Agricultura ainda está na fase de levantamentos e celebração de acordos e parcerias de longo prazo de duração, desfocadas das prioridades do setor.
O produtor rural precisa com urgência de apoio logístico, ajuda de Campo – instrumentos, sementes e, principalmente, respeito aos programas comerciais já existentes -PNAE, PAA -. Apoio na regularização fundiária das áreas agricultáveis que definem quem paga IPTU e ITR, também está incluso. Completa a relação a inclusão dos produtos da região na relação do PNAE que compra maçã e melão de São Paulo.
Por: Jessé Cardoso