- Assaí promove campanha de Natal “Alimento a Gente Compartilha” em Campo Grande, Bangu e Santa Cruz
- Procon Carioca leva atendimento a Bangu e Paciência
- Homem é preso danificando estação do BRT em Santa Cruz
- Assaí abre 2ª Loja no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro
- Prefeitura inicia neste sábado Operação Verão na Prainha e em Grumari, na Zona Oeste
OESTE EXPORT volta longe da Zona Oeste
Depois de dez anos de operações frustradas, encontros e desencontros, paralisado desde 2009 por falta de resultados, fuga dos patrocinadores e desentendimentos corporativos, a Feira de Comércio Exterior da Zona Oeste denominada Encontro de Comércio Exterior da Zona Oeste, vai voltar em 2014 com um novo formato.
O evento foi criado pelo Cedem – Centro de Desenvolvimento Moacyr Bastos – com o objetivo de promover o desenvolvimento da Zona Oeste, motivado por um projeto dos Correios que visava fortalecer sua participação no comércio internacional o Exporta Fácil. A primeira edição aconteceu no Ginásio do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos em 2001 e logo se transferiu para o Centro Esportivo Miécimo da Silva; a partir da 4ª edição perdeu o foco e aumentou sua abrangência abraçando municípios vizinhos e do sul do estado.
No dia 17 de dezembro de 2013 foi realizado na sede da Gerdau, em Santa Cruz, o lançamento da 11ª edição do evento que confirma a proposta anterior de articular as forças da região e do estado para discutir e fortalecer as parceiras institucionais e comerciais da Zona Oeste.
O novo formato continua focado em programas e projetos governamentais que nem sempre, a exemplo das versões anteriores, priorizam o desenvolvimento da região. Seis eventos mensais discutirão temas já conhecidos da sociedade organizada local que sonha em vê-los realizados há mais de quarenta anos.
A dificuldade para atingir a sociedade local foi a grande barreira do passado, as campanhas publicitárias erram minimizadas e os eventos acabavam recebendo um público doméstico que não representava a força da economia local. “Se as verbas do setor público fossem bem utilizadas às chances de o evento acontecer aumentariam”, opinavam formadores de opinião da região que acrescentavam: “Falta ao evento compromisso com os resultados, a Zona Oeste não pode servir como prato para catar níquel”.
O cenário continua favorável à realização do projeto, com o potencial de desenvolvimento da Zona Oeste e do Porto de Itaguaí, além dos bem articulados patrocínios do setor público. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Energia e Serviços do Estado estava representada no evento. A Infoglobo é a novidade do setor privado.
A 11ª edição do evento intitulada Encontro Internacional de Desenvolvimento Sustentável da Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro e o Entorno do Porto de Itaguaí acontecerá no mês de setembro, no Centro de Convenções Sul América, no centro da cidade e constará de um seminário realizado pelo Infoglobo com apoio do grupo de parceiros históricos das iniciativas do evento. Seis eventos mensais que antecederão o seminário têm como objetivo identificar a Zona Oeste com o novo formato que tem como destaque negativo a localização fora da região. Já que o estado não vem a Zona Oeste vamos levar a Zona Oeste até ele”, justificou Aguinaldo Guimarães, diretor executivo do Oeste Export, no ano passado, quando o evento estava sendo projetado para acontecer na Marina da Glória.
{loadposition folhadaterra-posicao10}
{jcomments on}