OAB/Bangu é a primeira a criar Comissão de Advogados Audiencistas

Pioneira no Rio, a Subseção de Bangu criou uma comissão voltada para atender os interesses  dos advogados audiencistas, cuja presidência está a cargo da advogada Claudete do Valle. De acordo com o presidente da OAB/Bangu, Ronaldo Barros, o objetivo central do novo grupo de trabalho será o de fiscalizar, em conjunto com a Seccional, as condições de trabalho que não sejam aceitáveis, os honorários e a elevada carga de trabalho desses advogados.

 

Para Claudete, sua função é amenizada pela constatação de que os audiencistas passarão a fazer parte da classe a que pertencem, "deixando de ocupar papéis de coadjuvantes no cenário jurídico", afirmou.

 

"Em face das mudanças percebidas na busca de seus direitos por uma maior parte dos brasileiros, a facilidade ao acesso a justiça, o que é uma vitória de todos nós, tornou a rotina burocrática de advogados e de conglomerados jurídicos em um respeitável negócio, em que processos, audiências e prazos passaram a ser o óbice central para o alcance das metas desejadas por aqueles mais bem estabelecidos. Esses passaram a contratar os serviços de iniciantes e menos afortunados para trabalharem a qualquer preço e condição, com uma carga de trabalho desmedida, baixo custo e sem regra definida. Não podemos aceitar esta diferenciação. Devemos manter a estóica consciência da grandiosidade dos nossos atos, vigilantes na tutela de nossos mais autênticos preceitos que conduzem ao progresso, inclusive na obstinação de ser instrumento de engrandecimento da própria Instituição", defende Claudete.

 

Fonte: redação da Tribuna do Advogado

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

Postado em OAB