MPRJ denuncia mãe e padrasto por tentativa de feminicídio de menina de quatro anos, em Paciência

Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro , 04 de julho de 2025
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Violência Doméstica da área Oeste/Jacarepaguá, denunciou à Justiça, nesta terça-feira (01/07), o padrasto e a mãe de uma menina de quatro anos por tentativa de feminicídio. Os crimes foram praticados na casa onde os três moravam, no bairro de Paciência, na Zona Oeste do Rio. De acordo com a ação penal, entre os meses de março e maio de 2025, a criança foi agredida diversas vezes, sofrendo lesões gravíssimas, que exigiram intubação e transfusão de sangue. O MPRJ requereu a prisão preventiva dos denunciados e que ambos sejam julgados por júri popular.
Segundo a denúncia, no dia 28/03, a menina foi atendida com fraturas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paciência. Dias depois, em 31/03, foi levada ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, onde permaneceu internada. Em 07/05, deu entrada no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira em estado grave, tendo a mãe alegado que a menina havia sofrido uma “queda da própria altura”. Durante o atendimento, a criança teve duas paradas cardiorrespiratórias, revertidas pela equipe de emergência. Ela segue internada, sob cuidados intensivos.
Na peça inicial, a 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Violência Doméstica da área Oeste/Jacarepaguá ressalta que os crimes foram praticados por motivo torpe, sem possibilidade de defesa da vítima, e com o conhecimento da mãe, que tinha o dever de garantir a integridade física, a saúde e a vida da filha.
Por MPRJ/Jessé Cardoso