MP denuncia hospedagem de Pet em Guaratiba

Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, 06 de janeiro de 2026.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Santa Cruz, do Núcleo Rio de Janeiro, denunciou por maus-tratos a animais o responsável pela hospedagem para cães Mansão Pet, em Guaratiba. A denúncia se refere à morte de uma cadela da raça Golden Retriever, ocorrida em fevereiro de 2025. De acordo com a denúncia, Mia, de 11 meses, foi submetida a calor intenso na hospedagem e, após a morte, teve o corpo ocultado pelo denunciado.

Segundo a denúncia, Mario Sergio Belo Dornelas, cuidador e responsável pela hospedagem, assumiu o risco de matar o animal (dolo eventual) ao expor a cadela a condições inadequadas durante um período de forte calor no Rio de Janeiro. Ele tinha conhecimento dos cuidados específicos necessários para a manutenção da saúde de cães da raça Golden Retriever, em razão da pelagem dupla, da termorregulação sanguínea e do peso corporal, entre outros fatores.

Ainda conforme a inicial da ação penal protocolada junto à 17ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), após constatar o mal-estar da cadela em razão do aumento da temperatura corporal, o denunciado não providenciou socorro veterinário imediato. Ao verificar a morte do animal, enterrou o corpo no quintal do imóvel com o objetivo de afastar sua responsabilidade criminal.

A denúncia descreve ainda que, após enterrar a cadela, o denunciado mentiu à tutora do animal, informando que Mia havia fugido da hospedagem. Diante dessa informação, a tutora comunicou o suposto desaparecimento à Polícia Civil. Confrontado com os fatos, Mario confessou o crime por meio de um áudio enviado a outra pessoa. Posteriormente, o corpo de Mia foi localizado no quintal da hospedagem.

Por Jessé Cardoso/ Ass. Imprensa – MPRJ

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER É DE GRAÇA

FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA ZONA OESTE É DE GRAÇA !

Não fazemos spam!
Todos seus dados serão preservados.

Compartilhar: