Estado lança Edital de Carnaval 2015

A Secretaria de Cultura abriu, nesta terça-feira (9/12), as inscrições para a seleção de projetos do Carnaval 2015. O edital vai conceder apoio financeiro a eventos carnavalescos e a desfiles de agremiações e grupos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no portal da secretaria (www.cultura.rj.gov.br) até o próximo domingo (14/12). Serão destinados recursos de até R$ 1 milhão para 13 categorias.

A Chamada Pública de Carnaval é voltada para grupos formais ou informais de natureza cultural, representados por pessoas físicas ou jurídicas. Os projetos que devem ser contemplados estão divididos nas seguintes categorias: grupos de bate-bolas, folião original, ranchos, afoxés, boi-pintadinho, blocos de embalo, blocos de enredo, bandas carnavalescas, escolas de samba dos municípios do interior, escolas de samba mirins, escolas de samba dos grupos “B”, “C” e “D”, bailes populares e eventos carnavalescos ou pré-carnavalescos.

Os critérios de seleção vão levar em conta o histórico do candidato, a tradição da agremiação ou do grupo, o impacto sociocultural na localidade de atuação, bem como a qualidade técnica, a originalidade da proposta e a distribuição regional do conjunto de projetos a serem contemplados.

– Este edital dá continuidade ao fomento e ao apoio da Secretaria de Cultura às iniciativas de grupos carnavalescos de nosso estado, das mais tradicionais às mais inovadoras, como viemos fazendo desde a primeira edição da Chamada Pública de Carnaval, em 2009. Esperamos contribuir para manifestações populares típicas dos 92 municípios – explicou Fernanda Buarque, coordenadora de Diversidade Cultural da Secretaria de Cultura.

O Edital de Carnaval da Secretaria de Cultura já contemplou um total de 1.240 projetos ao longo desses seis anos, viabilizando a realização de desfiles e eventos no estado e disponibilizando recursos de R$ 5,2 milhões em suas edições anteriores.

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}
 

 

 

Postado em Carnaval