Blitz de fiscalização da Comlurb multou em Santa Cruz

Zona Oeste do Município do Rio de janeiro, 28 de agosto de 2025.

Os empresários do asfalto que vendem irregularmente seus produtos e serviços em vias públicas nos calçadões de Santa Cruz, Campo Grande e Bangu, deixam diariamente para a Comlurb retirar, uma grande quantidade de lixo. Sem CNPJ nem CPF para a empresa pública fiscalizar, eles não são incomodados. Os empresários legalizados são identificados, fiscalizados e multados. Muitos, estão ameaçando abandonar suas instalações e trabalhar nas vias públicas, .

A Comlurb realizou uma grande blitz de fiscalização de grandes geradores de resíduos, na terça-feira (26/8), em todo o corredor comercial de Santa Cruz, na Zona Oeste. Cerca de 90 fiscais percorreram as ruas do bairro, das 9h às 18h, e aplicaram 18 multas, além de 13 notificações, neste caso com prazo para que as empresas se adequem à legislação. A operação percorreu o comércio varejista, empresas que prestam serviços e até órgãos públicos, como o Detran. Juntas, as autuações somaram aproximadamente R$ 40 mil. Durante todo o dia, foram feitas 456 visitas, sendo 81 de grandes geradores, 73 de empresas que lidam com resíduos biológicos, como clínicas e laboratórios e 320 pequenos geradores que não precisam contratar coleta particular.

Durante a operação, os agentes de fiscalização observaram as seguintes questões:

– Se os estabelecimentos fazem corretamente a segregação dos resíduos, inclusive se os equipamentos de acondicionamento do material são adequados
– Se possuem contrato com empresa credenciada para remoção de resíduos de grandes geradores
– Se há no recinto acúmulo de resíduos além do permitido por lei
– E se as demais posturas municipais relativas à Lei da Limpeza Urbana (Lei nº 3.273) estão sendo observadas

Por Jessé Cardoso

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER É DE GRAÇA

FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA ZONA OESTE É DE GRAÇA !

Não fazemos spam!
Todos seus dados serão preservados.

Compartilhar: