- Conheça a agenda do Carnaval da Geriatria em Campo Grande
- Bate-bola, tradição do Carnaval Carioca, ganha destaque com alerta para curtir a folia com segurança
- Sindicato Rural: Produtores Rurais aprovam balanço 2025
- MPRJ denuncia grupo ligado a Rogério de Andrade
- Senac RJ lança o projeto "Rio do Futuro" com cursos gratuitos de capacitação na Zona Oeste
Dr. Ângelo Jorge: Cardiologia Veterinária

Pesquisas mostram que 10% dos animais com mais de 7 anos apresentam cardiopatias e que quanto mais cedo forem diagnosticados os casos, melhor será o prognóstico para estes animais. Nos animais de pequeno porte, a maior incidência se dá nas raças: Poodle, Yorkshire Terrier, Pincher e Fox Terrier. Estas raças pequenas são muito predispostas.
A endocardiose é uma doença muito frequente dentro das cardiopatias, acometendo, geralmente, as raças pequenas, e correspondendo cerca de 70% à 80 % dos casos.
Os primeiros sintomas geralmente estão associados à cansaço, tosses freqüentes, cianose (língua roxa), podendo inclusive ter edema pulmonar e como consequência o óbito.
Lembre-se, o Médico Veterinário é sempre o profissional capacitado a dar um diagnóstico preciso, e os exames, como o eletrocardiograma e o ecocardiograma facilitam este diagnóstico.

