- Conheça a agenda do Carnaval da Geriatria em Campo Grande
- Bate-bola, tradição do Carnaval Carioca, ganha destaque com alerta para curtir a folia com segurança
- Sindicato Rural: Produtores Rurais aprovam balanço 2025
- MPRJ denuncia grupo ligado a Rogério de Andrade
- Senac RJ lança o projeto "Rio do Futuro" com cursos gratuitos de capacitação na Zona Oeste
Cachoeiras do Barata quebram o galho do realenguense

Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, 28 de Dezembro de 2025.

O Parque Estadual da Pedra Branca, vertente norte, Portal Piraquara, na Serra do Barata, em Realengo, é uma tímida alternativa para quem procura praia para se refrescar nesse verão de quase 40 graus e não encontra. Outra alternativa, seria a revitalização da Estrada dos Teixeiras, no sub-bairro Jardim Novo Realengo, que liga o bairro a Jacarepaguá, caminho das praias do Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.
O Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo, aparentemente bem organizado, tem uma recepção que funciona de terça a domingo até às 17hs. Um Comando de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro mantém a ordem e a segurança do local.

Uma estrada de acesso no final da Rua do Governo, 2 cachoeiras e trilhas que levam os visitantes à prática do montanhismo e aos pontos culminantes da Serra do Barata, são as atrações. As cachoeiras dão a impressão de tanques, pequenos, com pouca água e sem correnteza. A água turva, sugere contaminação ou poluição. As trilhas carecem de manutenção, estão desgastadas e dificultam o equilíbrio. Há riscos de tropeços em raízes, entre outros obstáculos como galhos e mato. Grande parte da população evita o local e espera que os órgãos competentes invistam no parque, aumentando sua estrutura.
Por Jessé Cardoso

